Bem - Vindo ao Meu Espaço

Olá a todos!

Sou terapeuta da fala desde 2008 e desde então que exerço o que para mim é a melhor profissão do mundo!

Trabalho em diferentes contextos:

🏡Domiciliar (grande Porto);

💻Sessões por videochamada;

🏣Clínica;

Sou uma profissional em constante formação. Sou mestre em psicopatologia da comunicação e linguagem, pós-graduada em comunicação, linguagem e fala e formada nos 3 níveis de processamento auditivo central. Além disso, participo em várias formações de curta duração nas temáticas da linguagem oral e escrita, em perturbações dos sons da fala e autismo.

A minha grande paixão é a área da linguagem oral e escrita e por isso participo regularmente em formações para educadoras de infância e professores do 1º ciclo.

Neste blog poderá consultar os principais sinais que poderão requerer uma intervenção profissional, bem como os métodos e soluções atualmente utilizadas no âmbito da Terapia da Fala.

Se tiver alguma dúvida ou desejar marcar uma consulta de avaliação, não hesite em contactar-me. 📩

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Níveis de autismo



Dentro da perturbação do espectro autista (PEA) existe uma enorme variabilidade de características que a criança pode apresentar. Assim a PEA é um conjunto de perturbações do neuro-desenvolvimento que apresentam uma serie de caraterísticas comuns. Estas perturbações manifestam-se, com maior ou menor intensidade, através de dificuldades muito especificas nas áreas da interação social, comunicação e interesses.


É necessário considerar o autismo uma síndrome na qual se encontra um leque de gravidade que possui num extremo quadros severos (autismo não verbal) e no outro quadros leves (como a desordem de Asperger ou de transtorno Invasivo não especificado). Entre esses dois extremos são encontrados os graus intermediários de autismo.

Ao nível da linguagem, as crianças com PEA apresentam um atraso de desenvolvimento da linguagem tanto ao nível da expressão como da compreensão. Este atraso pode ir nos casos mais severos á ausência total da fala (mutismo), sendo que nos casos em que há desenvolvimento da linguagem oral é constituída por palavras isoladas ou inventadas, ecolália (repetição de palavras) em alguns casos, a utilização de palavras e expressões desadequadas para a idade da criança. A fala destas crianças é muitas vezes desajustada e repetitiva. Ao nível da compreensão estas crianças normalmente também apresentam alterações, dependendo da severidade do quadro de autismo. 





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