Bem - Vindo ao Meu Espaço

Olá a todos!

Sou terapeuta da fala desde 2008 e desde então que exerço o que para mim é a melhor profissão do mundo!

Trabalho em diferentes contextos:

🏡Domiciliar (grande Porto);

💻Sessões por videochamada;

🏣Clínica;

Sou uma profissional em constante formação. Sou mestre em psicopatologia da comunicação e linguagem, pós-graduada em comunicação, linguagem e fala e formada nos 3 níveis de processamento auditivo central. Além disso, participo em várias formações de curta duração nas temáticas da linguagem oral e escrita, em perturbações dos sons da fala e autismo.

A minha grande paixão é a área da linguagem oral e escrita e por isso participo regularmente em formações para educadoras de infância e professores do 1º ciclo.

Neste blog poderá consultar os principais sinais que poderão requerer uma intervenção profissional, bem como os métodos e soluções atualmente utilizadas no âmbito da Terapia da Fala.

Se tiver alguma dúvida ou desejar marcar uma consulta de avaliação, não hesite em contactar-me. 📩

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Terapia da Fala na doença de Parkinson


A intervenção do terapeuta da fala na doença de Parkinson é  uma opção terapêutica na medida em que a fala e a deglutição são capacidades que dependem da acção conjunta de vários músculos. O objetivo geral da terapia é maximizar a comunicação funcional do paciente e a manutenção da inteligibilidade da fala. 

Nestes doentes existem alterações a diferentes níveis: articulação verbal, voz, mastigação, deglutição e motricidade orofacial. 

Na articulação verbal estes pacientes apresentam imprecisões articulatórias, isto é os sons da fala não são executados de uma forma correcta, pois os movimentos dos orgãos da fala não são controlados. O treino articulatório é importante para melhorar as condições funcionais
da musculatura que intervêm na articulação da palavra, contribuindo para melhorar a produção dos fonemas (sons).

Os pacientes com Parkinson apresentam frequentemente uma voz com as seguintes características: soprosa, rouca, monótona, de baixa intensidade e grave. Os objectivos do terapeuta da fala na reabilitação vocal são os seguintes: propiciar uma voz agradável, aumentar a projeção vocal tornando a voz mais audível, controlar o ritmo e entoação. Além disso, a coordenação da respiração também tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade vocal. 


Além das alterações de comunicação alguns pacientes manifestam alterações de sucção, mastigação e deglutição. As principais alterações são: lentidão ou dificuldade na mastigação,  escape de saliva (baba), episódios de engasgamento durante a alimentação. 

O trabalho do Terapeuta da Fala nos doentes com Parkinson tem grande importância para estes manterem uma melhor qualidade de vida. Este profissional pode intervir tanto nos problemas de comunicação, como nos de deglutição decorrentes desta patologia. A intervenção nestes doentes é importante que seja realizada de forma precoce, quando ocorrem os primeiros sinal de alterações de comunicação e deglutição. 



Sem comentários:

Enviar um comentário