Bem - Vindo ao Meu Espaço

Olá a todos!

Sou terapeuta da fala desde 2008 e desde então que exerço o que para mim é a melhor profissão do mundo!

Trabalho em diferentes contextos:

🏡Domiciliar (grande Porto);

💻Sessões por videochamada;

🏣Clínica;

Sou uma profissional em constante formação. Sou mestre em psicopatologia da comunicação e linguagem, pós-graduada em comunicação, linguagem e fala e formada nos 3 níveis de processamento auditivo central. Além disso, participo em várias formações de curta duração nas temáticas da linguagem oral e escrita, em perturbações dos sons da fala e autismo.

A minha grande paixão é a área da linguagem oral e escrita e por isso participo regularmente em formações para educadoras de infância e professores do 1º ciclo.

Neste blog poderá consultar os principais sinais que poderão requerer uma intervenção profissional, bem como os métodos e soluções atualmente utilizadas no âmbito da Terapia da Fala.

Se tiver alguma dúvida ou desejar marcar uma consulta de avaliação, não hesite em contactar-me. 📩

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vantagens da Terapia da Fala ao domicílio

As sessões de Terapia da Fala podem ser realizadas em diferentes locais, sendo que normalmente são efetuadas em gabinetes/clínicas. Estas sessões também podem ser realizadas noutros locais, nesses casos desloco-me ao domicílio dos pacientes, creche, infantário, escola e lares da 3º idade, dependendo do interesse do paciente. Neste tipo de intervenção é possível verificar as verdadeiras dificuldades de comunicação dos pacientes no seu dia a dia e assim, reajustar estratégias e objetivos de intervenção. Também a maior proximidade com os cuidadores e familiares torna mais simples colocar em prática diferentes estratégias adequadas sempre à dinâmica familiar ou da escolar. Nos adultos e idosos com pouca locomoção ou em fase de convalescia, a Terapia da Fala no domicílio tem a vantagem de evitar a deslocação dos paciente, fazendo com que seja possível iniciar de imediato o tratamento, mesmo quando o paciente ainda está a ser medicado (medicação intra-venosa, soro...). As sessões domiciliares, tal como as realizadas em clínicas, são subsidiadas por sub-sistemas de saúde (SAMS, ADSE, MEDIS, MULTICARE, ADVANCE CARE...) e para descontar no IRS (despesas de saúde). Além disso, se forem realizadas em crianças e jovens até aos 24 anos os cuidadores poderão requerer à segurança social o abono complementar (independente dos rendimentos familiares). Para mais informações do abono complementar: http://195.245.197.196/preview_formularios.asp?r=19420&m=PDF http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22722&m=PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário